Fraldas de Pano Modernas – Uma prática de consumo ecológica, econômica e saudável

Fonte: google
Fonte: Google

Meu primeiro contato com as fraldas de pano moderna foi ainda na faculdade enquanto cursava a engenharia florestal. Bem, na verdade, o primeiro contato não foi propriamente com as fraldas de pano, e sim com absorventes de pano. Uma amiga que morava comigo na época utilizava absorventes de pano e me apresentou a este universo de produtos ecológicos e sustentáveis. A irmã dela tem uma empresa chamada Mamãe Natureza localizada em Ubatuba/SP onde confeccionam produtos ecológicos e geram renda para as mulheres da comunidade local (super legal!). Assim, passei a utilizar os absorventes de pano e conheci as fraldas de pano modernas que além de ecológicas, são econômicas, saudáveis e lindas!! (Gratidão imensa a Dani que foi quem me apresentou a este universo.) Me lembro que pensei: “Nossa que fantástico!! Quando eu tiver meu bebê ele vai utilizar fraldas de pano modernas!”.

???????????????????????????????????????????????????????????????

Alguns anos depois, cá estou eu compartilhando minha experiência com as tais fraldas de pano modernas que eu amo!!

Bem, desde o princípio minha intenção era criar a Luna Maria da maneira mais simples possível. E a prática de uma criação baseada na simplicidade já se iniciava com o preparo do enxoval dela, bem minimalista, sem exageros ou excesso de supérfulos (e olha que teve muita coisa que doei sem nunca ter usado, heim!).  Pensando nisso, as fraldas de pano caíram como uma luva no meu propósito.

Muitos amigos, familiares e, é claro, os pitaqueiros de plantão acharam um retrocesso minha decisão de usar fraldas de pano. As pessoas deviam pensar: “mas por que cargas d’água alguém pode querer usar fraldas de pano do  tempo da minha avó que não são nada práticas?” ou “ela está pensando que vai ser moleza…vamos ver quanto tempo ela vai aguentar sustentar essa ideia de jerico…”. Mas acredito que muitos nem sabiam do que estavam falando, até porque no meu chá de fraldas eu pedi que as pessoas comprassem fraldas de pano (indiquei o site onde poderiam comprar) e muitas compraram ou fraldas descartáveis ou aquelas fraldas de pano antigas (que me foram bastante úteis, mas para outros fins…rs). Enfim, concluí que o preconceito era totalmente infundado pois a maioria não conhecia as fraldas de pano modernas e, na verdade, retrógrado era o conceito que eles tinham de fraldas de pano.

Assim, durante a gestação comecei a pesquisar sobre as fraldas de pano modernas e descobri que existe uma variedade enorme de fraldas, fabricantes, tamanhos, recheios, tecidos, modelos, tantas coisas! Vi que muita coisa mudou desde “os tempos da vovó”, que aliás, foi meu tempo também, pois eu usei fraldas de pano. Acontece que as fraldas evoluíram bastante com o passar dos anos, então todo aquele discurso sobre como as fraldas dão trabalho, já não cabe mais. Hoje em dia temos máquinas de lavar super eficientes, secadoras, tecidos que secam mais rápido e mancham menos, tecidos que absorvem mais, entre outros. Enfim, uma infinidade de opções da vida moderna que podem facilitar, e muito, o uso das fraldas de pano.

???????????????????????????????????????????????????????????????

Além do mais, as fraldas são super lindas e com uma infinidade de opções de estampas uma mais adorável que a outra! Elas são muito mais confortáveis para o bebê, não provocam assaduras ou dermatites e são mais sustentáveis para o meio ambiente! Quer coisa melhor?? Tá bomm!! Tem mais vantagens!! Do ponto de vista financeiro, o investimento inicial pode parecer um pouco alto mas se formos pensar a longo prazo o gasto seria dobrado com as fraldas descartáveis. Além disso, há a economia com as pomadas para assadura usadas rotineiramente com as fraldas descartáveis. Pode-se dizer que temos uma economia de quase 100% e de quebra ainda poupamos o meio ambiente diminuindo a produção de lixo.

Fonte: Google
Fralda de Pano x Fraldas Descartáveis. Fonte: Google
Comecei a utilizar as fraldas de pano no segundo mês de vida da Luna Maria por alguns motivos pessoais.
Primeiro motivo: eu fiz o resguardo direitinho e fiquei 40 dias de molho só cuidando da pimpolha e descansando, portanto, nada de limpar a casa, fazer comida, lavar a roupa e etc. Esses afazeres domésticos ficaram por conta da minha mãe (gratidão eterna!), el maridon (obrigada, meu amor) e do meu pai (obrigada, pai!) que ficou responsável pela minha alimentação. Viu como sou abençoada, gente? Assim, achei melhor não sobrecarregá-los ainda mais com mais uma novidade que seriam as fraldas de pano, já que eu não poderia ajudar neste quesito.
Segundo motivo: foi o fato de eu ter comprado somente fraldas de pano tamanho único e que ficaram muito grandes na Luna Maria quando era recém- nascida (vai a dica: comprem fraldas tamanho P ou RN se quiserem usar as fraldas de pano desde o primeiro dia!). Eu até ganhei uma de recém-nascido, mas só uma não dá pro gasto…
Terceiro motivo: achei que seria muita coisa para assimilar de uma vez, muita novidade, entende? Adaptação com o bebê, troca de fraldas, amamentação, visitas, noites mal dormidas, etc.
Por tudo isso, decidi que ela só iniciaria o uso de fraldas de pano no segundo mês de vida.
   CAM00475 ???????????????????????????????????????????????????????????????
Nos adaptamos muito bem às fraldas de pano, no entanto, durante a noite elas não estavam segurando o xixi e eu tinha que trocar pelo menos uma vez na madrugada. Porém, o que pegou mesmo foi o fato da Luna Maria não acordar durante a noite e, assim, eu estava tendo que acordá-la para trocar a fralda de pano, o que se tornou bem inconveniente. Algumas vezes até conseguia trocá-la sem acordar, mas me sentia péssima quando ela acordava sem querer porque eu estava trocando a fralda. Foi então que decidimos utilizar as fraldas descartáveis somente para dormir. Ufa! Foi perfeito! Ela dormia a noite toda sem precisar de trocas de fralda. Fico pensando que se eu tivesse pesquisado mais ou testado outras marcas e modelos talvez eu encontrasse alguma que suprisse a minha necessidade, mas foi o que deu para fazer diante da minha realidade naquele momento. Durante viagens eu também costumo utilizar as fraldas descartáveis, pois a praticidade delas é inegável, né gente?!
Assim, fomos seguindo com as fraldas de pano e, um ano e dois meses depois, ainda estamos utilizando as mesmas fraldas! Luna Maria nunca teve assaduras e usa muito pouco uma pomada de calêndula da Weleda (super indico), tão pouco que um tubo chega a durar 3 meses ou mais!
CAM00230 CAM00418 CAM00393
 Muita gente pensa que só é possível usar as fraldas de pano quem tem muito tempo livre e eu posso afirmar que isso não é verdade. Costumamos trocar a Luna a cada 2-3 horas ou toda vez que ela faz cocô. Mantemos um balde na área de serviço e passo o dia jogando as fraldas lá dentro e deixo acumular por dois dias, depois eu as jogamos na máquina de lavar e secar. Só isso. Elas saem da máquina prontinhas para usar novamente! Para quem não tem máquina de secar é só pendurar depois de lavar. Lembrando que o cocô deve ser jogado na privada!
Fonte: Google
Fonte: Google
 Deixo aqui alguns esclarecimentos e dicas básicas para os usuários iniciantes ou futuros usuários das fraldas de pano moderna:
  1. As fraldas de pano podem ser lavadas junto com as roupinhas do bebê, não sendo necessária uma lavagem exclusiva para elas.
  2. Utilize muito pouco sabão neutro ou de coco nas lavagens das fraldas (1/3 do que utilizaria numa lavagem comum).
  3. É indicado que as fraldas de pano sejam lavadas pelo menos 2 a 3 vezes antes do uso  para alcançarem todo o seu poder de absorção.
  4. Não precisa passar com ferro.
  5. Secam rápido.
  6. Não precisam ficar de molho, mas uma vez ou outra as de coco podem ser deixadas de molho num balde com vinagre ou bicarbonato de sódio para tirar manchas e odores.
  7. O coco deve ser jogado na privada. E os resíduos retirado com água corrente. Para facilitar o uso a Dipano vende um forrinho biodegradável, que nada mais é que um paninho colocado por cima do absorvente que facilita na hora de jogar o coco no vaso. Por se biodegradável, pode ser descartado juntamente na privada.
  8. Em bebês mais novos o coco é muito mole, por isso provavelmente você tenha que trocar também a capa quando fizer.
  9. As fraldas podem ser do tipo: pockets (com bolso interno) ou capas (sem bolso interno).
  10. As fraldas podem ter tamanho único (ajustáveis) ou P, M, G.
  11. As fraldas podem ter fechamento por velcro ou por botões caseados.
  12. Existem vários tipos de absorventes: microfibra, carvão, algodão, flanela, com camada seca, com 3 camadas, com 4 camadas, etc.
  13. As fraldas podem ser inteiramente trocadas, no caso das pockets (bolso interno) ou somente o absorvente se você as utilizar como capas.
  14. Não é necessário utilizar pomadas para evitar assaduras pois o risco de acontecer é bem pequeno. Ocasionalmente, poderão ocorrer assaduras em função de períodos de dentição, transição para ingestão de alimentos sólidos, uso de medicações que podem diminuir a defesa contra infecções por bactérias e fungos, etc. Nesses períodos mais difíceis de controlar as assaduras, troque a fralda de pano com maior frequência e deixe o bebê tomar um pouco de sol no local da assadura, mas sempre até as 10h da manhã ou após as 16hs da tarde. Caso seja necessário, sugiro a pomada de calêndula da Weleda compra na internet.
Pomada de calêndula da Weleda
Pomada de calêndula da Weleda. Fonte: Loja Virtual Weleda
Sugiro que quem se interessar pelo assunto, antes de mais nada pesquise um pouco sobre os tipos de modelos e marcas que existem,  e se informe sobre o funcionamento das fraldas (como usar, quantidade, lavagem, secagem). As compras são feitas em lojas virtuais visto que ainda não existem lojas físicas (pelo menos, eu não tenho conhecimento de nenhuma). Já estão disponíveis na internet vários sites que vendem esse tipo de fralda. Eu comprei de diversas marcas e modelos para experimentar. Logo logo farei um post sobre as minhas conclusões e preferências! Aguardem!
R0013560
Gente,  vou terminando por aqui, pois esse assunto de fralda de pano é muito extenso, afinal é um universo de possibilidades, por isso merece outros posts sobre o assunto.
Até breve! 🙂
Anúncios

2 comentários sobre “Fraldas de Pano Modernas – Uma prática de consumo ecológica, econômica e saudável

  1. Olá, Nossa realidade muito parecida com a de vocês 🙂 usamos no mesmo esquema. Só nao uso o absorvente de pano, pois uso o coletor.
    Adoro seu blog e amei o guia que você fez das marcas. Estou atualizando ele 😉
    Beijos e obrigada por ser inspiração pra muitas mamaes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s